Palestrantes

  • Antônio Gomes de Vasconcelos
Doutor em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Professor adjunto da UFMG. Juiz titular da 45ª Vara do Trabalho de BH - Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região. Idealizador e co-fundador do primeiro Núcleo Intersindical de Conciliação Trabalhista (Ninter) do Brasil criado em Patrocínio/MG (1994). É responsável pela concepção, implantação e coordenação do Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração de Justiça da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais ( Prunart-UFMG).

  • Ariane Gontijo
Mediadora. Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais. Especialista em Políticas Públicas. Especialista em História e Culturas Políticas. Atuou durante 10 anos na diretoria do Programa Mediação de Conflitos de MG. Atualmente é consultora do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes; é colaboradora, conteudista e supervisora do Curso de Mediação Comunitária EAD da Escola Nacional de Mediação do Ministério da Justiça.

  • Camila Nicácio
Professora Adjunta do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo do Direito da Faculdade de Direito da UFMG. Doutora em Antropologia do Direito pela Université Paris I, Panthéon-Sorbonne. Mestre em Sociologia do Direito pela Université Paris III, Sorbonne Nouvelle (2005) e Graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Ex-Subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas do Governo de Minas Gerais (Suase-Seds). Ex-coordenadora metodológica do Programa Pólos de Cidadania da Universidade Federal de Minas Gerais e dos Núcleos de Mediação de conflitos e Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Estado de Defesa Social do Estado de Minas Gerais. 

  • Claudia Ocelli Costa
Mestre em Educação pela UFMG. Professora da Faculdade de Políticas Públicas da Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento e elaboração de projetos, políticas públicas, políticas educacionais e projetos políticos pedagógicos. Coordenadora do Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Programa Institucional Direito da Criança e Adolescente da UEMG. Atuação junto aos órgãos da administração municipal, como secretária adjunta de educação e políticas públicas. Atuou como ponto focal entre 2010 e 2012 no Programa Conjunto de Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis nas comunidades brasileiras, promovido entre seis agências da Organização das Nações Unidas, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e o Ministério da Justiça.  

  • Cristiano Araújo Simões Nunes

Formado em Direito pela UFMG, com especialização em Direito Ambiental pela PUC/Minas, 2012. Professor das disciplinas “Responsabilidade Civil”, “Direitos Humanos”, Direito Processual Civil I” e “Ações Constitucionais” na Faculdade de Ciências Jurídicas – FCJ / UEMG Diamantina no período de janeiro de 2013 a julho de 2014. Juiz Eleitoral no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais nas eleições 2008, 2010, 2012 e 2014. Magistrado de carreira ocupando o cargo de Juiz de Direito Titular da 1ª Vara de Diamantina no Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com atuação anteriores nas Varas Únicas de Turmalina – MG e Carandaí – MG, desde 2008.  

  • Daniella Velloso
Advogada de família, mediadora familiar, sócia do escritório Castro Máximo e Pereira Advogados, sócia do Instituto de Mediação Aplicada, IMA. Assessora Jurídica do Serviço Voluntário de Assistência Social, SERVAS.
  • Flávia Vieira de Resende
Advogada e Mediadora de Conflitos. Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Comunicação Social e Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Filosofia Antiga, em que pesquisou a ideia de Justiça como diálogo, a partir da sua experiência na resolução de conflitos pelo diálogo. Trabalhou como Mediadora por cinco anos em comunidades vítimas de violência, através da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais (SEDS). É membro da Comissão de Mediação e Arbitragem (CMA) da OAB/MG. Ministra cursos e palestras em Mediação. Professora convidada para capacitação de mediadores pela Fundação Nacional de Mediação de Conflitos Sociais (FNMCS), Faculdade Batista, entre outras. Realiza projeto de pesquisa em Mediação Escolar no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo implantado o Centro de Mediação da Escola. Diretora do Instituto de Mediação Aplicada (IMA) Sócia Fundadora, Diretora Financeira da Associação dos Mediadores e Conciliadores de conflitos  do Estado de Minas Gerais (AMCMG). É professora de Ética, Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do adolescente na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG).

  • Francis Rabelo Coutinho
Primeira Defensora Especializada de Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais. Mediadora de Conflitos. Coordenação do projeto de Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (MESC). Pós-graduação em Ciências Penais (PUC-Minas). Graduada em Direito pela PUC/MG, pós-graduação pela Universidade Gama Filho e Fundação Dom Cabral. Formação em Mediação pela ENAM - Escola Nacional de Mediação, onde atuou como docente. Integrante do FORPAZ - Fórum de Articulação em Rede e Paz nas Escolas. 
.

  • João Delfim de Aguiar Nadaes
Graduado em Psicologia e Filosofia pela UERJ, Mestre em Filosofia pela UGF, Pós-Graduado em Psicologia Jurídica pela UERJ e UCAM em Psicanálise pela USU e em Filosofia Moderna e Contemporânea pela UERJ e UGF. Mestrando em Mediação de La Maestria Latino Americana Europea em Mediación e Negociacón em La Ciudade de Buenos Aires Institut Universitarie Kurt Bosh ( Suiza) y La Associación Civil Programa de Estudios Postgrado (Argentina). Atua como Mediador no Centro de Mediação do  do Fórum de Jacarepaguá e da Barra da Tijuca do TJ-RJ pelo Curso do Tribunal de Justiça do RJ.  Atua também como professor universitário e supervisor de estágio de mediação em Escritório Modelo da UNESA da Cidade de Niteroi.


  • Kelly Cristine de Campos Gandra
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Ouro Preto (2008). Especialista em Direito Privado pela Universidade Cândido Mendes/RJ (2010). Fez intercâmbio acadêmico e cultural junto à Universidade do Porto/Portugal (2008), frequentando disciplinas nos cursos de Direito e Criminologia. Lecionou a disciplina de Direito das Famílias na Faculdade Minas Gerais - FAMIG e foi advogada orientadora do Núcleo de Prática Jurídica na mesma instituição nos anos de 2011 e 2012. Atualmente, é advogada do Escritório de Advocacia GANDRA e Professora de Direito das Obrigações, Teoria Geral dos Contratos e Responsabilidade Civil do Curso de Direito da Universidade Estadual de Minas Gerais - UEMG - Unidade Diamantina/MG. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito das Famílias e das Sucessões, Direito do Consumidor, Responsabilidade Civil e Direito Penal.

  • Luiz Fernando Valladão

Advogado, Procurador do Município de BH. Diretor Adjunto do Depto de Direito de Família do IAMG. Coordenador e Coautor dos livros Divórcio, Paternidade e Alimentos, e Regime de Bens. Professor na Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões da Faculdade Arnaldo Janssen, Professor Direito Civil e Processo Civilia na Faculdade de Direito FEAD.
  • Leniederson Rosa Pinto
Mestrando Direito Público na Universidade FHC/FUMEC. Professor de Direito Administrativo I e II, Direitos Culturais, Antropologia Jurídica e Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica junto a UEMG, Unidade de Diamantina (2014). Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Campus Serro, nas áreas de Direito Tributário I e II, Direito Financeiro, Direito Econômico e Prática Jurídica (Ano 2012). Especialista em Ciências Penais pela IEC-PUC-MG - 2008. Bacharel em Direito (2007) pela - UEMG - FEVALE- FCJ - Faculdade de Ciências Jurídicas de Diamantina. Assessor Jurídico da Câmara Municipal de Couto de Magalhães de Minas (2009-2011). Advogado e Consultor, tem experiência na área de educação e Direito, com ênfase em Direito Tributário, Constitucional, Administrativo e Direito Criminal.
  • Ludmila Yarasu-kai

Master Coach, Consultora e Treinadora pela Organização Internacional Condor Blanco- Chile, Produtora e Instrutora em treinamento da Escola de Coaching Express Condor Blanco; Graduada em Psicologia pela UFMG; Pós Graduada pela Unipaz/MG; Mediadora de Conflitos pelo Instituto Brasileiro de Mediação e Arbitragem- IMAB, Consteladora Familiar pelo Instituto Bert Hellinger Brasil Central- IBHBC, Numeróloga, Focalizadora de Danças Circulares.

  • Maria Eugênia Costa Machado 
Conciliadora, Mediadora, Consultora.Vice-Presidente da Associação de Mediadores e Conciliadores de MG. Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais. Coordenadora e Conciliadora no Juizado de Conciliação na Comarca de Belo Horizonte. Diploma de Louvor, no 15º Aniversário de Criação do STJ. Agradecimento do TRT3 pela contribuição no Curso de Formação para Atermadores do TRT da 3ª Região.

  • Mariah Brochado
Pós-Doutorado em Filosofia pela Ruprecht-Karls-Universität Heidelberg (Philosophisches Seminar), Alemanha (Bolsa Capes Estágio Sênior- 2012/2013). Doutorado em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Mestrado em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Especialização em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (1998). Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do corpo permanente do Programa de Pós Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Representante da Linha "Direitos Humanos e Estado Democrático de Direito: Fundamentação, Participação e Efetividade; junto ao Colegiado do Programa de Pós Graduação em Direito da UFMG. Integrante do corpo docente do Doutorado Interinstitucional (DINTER) entre UFMG e Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Coordenadora do Núcleo de Estudos Paideia Jurídica: educação em direitos humanos-fundamentais, da Faculdade de Direito da UFMG. Pesquisadora nas áreas de Ética, Direitos Humanos-Fundamentais, e Hermenêutica.
  • Marta Halfeld F. de Mendonça Schimidt
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1992), Especialização em Direito do Trabalho e Previdência Social pela Université Panthéon-Assas, Paris II (1999), Mestrado em Direito Social pela Université Panthéon-Assas, Paris II (2000) e Doutorado em Direito Privado pela Université Panthéon-Assas, Paris II (2004), diploma revalidado pela UFMG. Professora assistente do Centro Universitário UNA. Professora convidada para cursos de pós-graduação no Instituto de Educação Continuada da PUC-Minas, na área de Direito Internacional do Trabalho, e na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora, na área de Direito Processual. Foi Juíza substituta do TRT-9a. Região (Paraná), obtendo primeiro lugar no concurso público. Desde 1994, é Juíza do Tribunal Regional do Trabalho - 3a. Região (MG), onde também obteve o primeiro lugar no concurso público, e, desde 2001, Conselheira da Escola Judicial do TRT-MG, atuando nos departamentos de formação de magistrados e relações institucionais. É membro do Núcleo Permanente de Conciliação do TRT-MG e da Comissão da Conciliação, encarregada das atividades da Semana Nacional da Conciliação no TRT-MG. Representou o Brasil em oficina internacional sobre Mediação Judiciária perante o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, em Istambul (Turquia), em 2011 (idiomas inglês e francês), e também na III Conferência Internacional sobre Mediação Judiciária em Aix en Provence (França) em 2012.

  • Paulo Henrique Romeiro Pacheco
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007), Especialização pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa em Direito Ambiental e Mestrado em andamento pela mesma instituição em Ciências Jurídico-Ambientais já em fase de dissertação. Atualmente é professor de Direito Ambiental, Direito Agrário e Direitos Culturais e Antropologia na Faculdade de Ciências Jurídicas de Diamantina.
  • Des. Rêmolo Letteriello
Mediador, Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e advogado. Exerceu a advocacia em Campo Grande/MS por dez anos (1966-1976).    Foi magistrado deste Estado por trinta e cinco anos (1976-2011),tendo presidido o Tribunal Regional Eleitoral e o Tribunal de Justiça/MS.       Especializou-se em Mediação pela "APEP-Programas de Estudios de Postgrado Asociacion Civil", da "Maestria Latino americana EuropeaenMediación y Negociación", sediada em Buenos Aires-AR e vinculada ao "Institut Universitaire Kurt Bosch", reconhecido pelo Governo Suíço, tendo sido aprovado nos seguintes cursos, iniciados em abril de 2011 e concluídos em agosto de 2012:- Curso Introductorioal Curso de Formación Básico de Mediación - Curso Introductorio al Curso Teórico Práctico de Entrenamiento y lasPasantiasdel Curso de Formación Básico de Mediación - Curso Teórico Práctico de Entrenamientocorrespondiente al Curso de Formación Básico de Mediación. Conferencista do Curso de Formación Básico de Mediación, em 16 de Agosto de 2012, desenvolvendo o tema "A Mediação no Direito Comparado". Participante-ouvinte do VIII Congresso Mundial de Mediação e  1º Congresso Nacional Brasileiro de Mediação realizados pela Fundação Nacional de Mediação de Conflitos, no período de 27 a 31 de agosto de 2012, em Belo Horizonte, MG. Participante-ouvinte e Facilitador do Painel "Mediação e Instituições" do 1º Seminário Internacional de Mediação, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, Estação do Saber e Instituto Universitaire Kurt Bosh em Buenos Aires. APEP-IUKB-AR, nas datas de 11 e 12 de abril de 2013, em Belo Horizonte, MG.  É autor de três obras jurídicas: Ação Reivindicatória, em co-autoria com o Dr. Paulo Tadeu Haendchen, Editora Saraiva - 6ª Edição, Ação de Usucapião Ordinário, Editora Saraiva e Repertório dos Juizados Especiais Cíveis Estaduais - Editora Del Rey.


  • Rita Andréa Guimarães Pereira

·  Psicóloga, Psicanalista com formação pelo Instituto de Estudos Psicanalíticos (IEPSI). Mestre  em Mediación y Negociación pelo Programa de Estudios de Postgrado Associación Civil -APEP /IntitutUniversitaire Kurt Bösch-IUKB, Suíça/ Argentina–(2014) Formacion en mediación Entrenamiento y las Pasantias – Programa de Estudios de Postgrado Associación Civil (APEP)  Habilitada em Mediación e Negociacion pela Dirección Nacional de Mediacion y Métodos Participativos de Resolución de Conflictos Del Ministerio de Justicia y Derechos Humanos –Republica Argentina Ministerio de Relaciones Exteriores, Comercio Internacional y Culto.(2012).Curso de Mediação e Arbitragem, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) .Curso Teórico de Capacitação de Conciliadores e Mediadores Judiciais-pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais,Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes TJMG/EJEF. Preside o Instituto de Mediação Aplicada.(IMA)- Sócia Fundadora da Associação  dos Mediadores e Conciliadores de conflitos  do Estado de Minas Gerais (AMCMG).Dirige o Instituto Padre Airton (IPA/MG), instituição voltada para ações de desenvolvimento de populações carentes na   prestação de recursos humanos-É membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/MG e do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM). Organizadora do I Seminário Internacional sobre Mediação de Conflitos na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013) Realiza projeto de pesquisa-ação em Mediação Escolar no Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), implantando o Centro de Mediação na Escola. 

  • Ronan Ramos de Oliveira Júnior
Ronan Ramos Júnior é advogado pela Faculdade de Direito Milton Campos e mediador de conflitos pelo Institut Universitaire Kurt Bösh e Harvard Law School. Trabalhou como mediador de conflito comunitário no Programa Mediação de Conflitos da Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais. Foi consultor em mediação de conflitos nas escolas da entidade Parceiros Brasil, no Rio de Janeiro. Atuou como tutor da Escola Nacional de Mediação e Conciliação/Enam no curso Resolução Consensual de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas. É assessor de articulação, parceria e participação social na Secretaria-Geral da Governadoria do Estado de Minas Gerais.  

  • Sandra Mara de Araújo Rodrigues
Comunicadora Social e Psicóloga formada pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Mediadora de Conflitos pelo IMAB  - Instituto de Mediação e Arbitragem do Brasil. Psicoterapeuta, Facilitadora em Grupos Temáticos e Terapêuticos, Mediadora de Conflitos e Orientadora Familiar, com ênfase no Acolhimento Materno. Ex-Coordenadora Geral do Programa Mediação de Conflitos da Secretaria de Defesa Social do Estado de Minas Gerais.

  • Stanley Martins Frasão
Advogado. Pós-graduação, nível de Mestrado Stricto Sensu em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos. Membro do Conselho Técnico Deliberativo da CAMINAS – Câmara Mineira de Mediação e Arbitragem. Diretor - Presidente da Fundamar - Fundação 18 de Março. Presidente da Comissão de Sociedade de Advogados da OAB/MG. Vice- Presidente da Comissão de Sociedade de Advogados do Conselho Federal da OAB. Diretor Executivo do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados.


  • Tâmara Régia Leôncio Marques 
Assistente Social graduada pela PUC Minas, Especialista em Serviço Social de Empresas pela PUC Minas, Professora de Mediação de Conflitos do curso de Direito da PUC Minas desde 2004, Orientadora do GEMEDE- Grupo de Estudos em Mediação Empresarial -
e Integrante da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/MG.

  • Vanessa Terrade

Doutoranda em direito publico pela Universidade Paris 13-PRES Sorbonne-Paris Cité. Mestre em direito pelas Universidades Paris 1 - Panthéon-Sorbonne e Paris 2 - Panthéon-Assas (2009) Possui graduação em Direito pela Universidade FUMEC (2006). Atualmente Professora do Curso de Direito na PUC (Serro)/ MG e na UEMG - Diamantina. Tendo pesquisado sobre a área de Justiça Ambiental. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário